Chat do Blog

PARA ENTRAR NA SALA É SÓ CLICAR EM GUEST, LOGO ABAIXO: PARA ENTRAR NA SALA É SÓ CLICAR EM GUEST, LOGO ACIMA:

PROCURANDO EMPREGO! ENCONTRE AGORA!!!!!!



sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fiz 48 ou 49. O que fazer? OAB 2009.1

Caros amigos,


Recebi várias ligações e emails questionando sobre OAB 2009.1 quanto aos recursos, 2ª fase, enfim, o que fazer. Insegurança total.

Vou colocar minhas opiniões.

Primeiro ponto.

Para aqueles que fizeram 48 e 49 pontos na 1ª fase. Acredito que para todos que se encontram nessa situação, devam apresentar todos os recursos para as questões que erraram. Pois, para muitos especialistas como os recursos são analisados pelos presidentes de exame de ordem das seccionais, e não pela Cespe, acredita-se que sejam avaliados aqueles mais questionados. É certo que não verificam recurso por recurso. O que deixa margem para conclusão, método dedutivo, de possíveis vícios nas questões mais questionadas a serem anuladas. O questionamento fica, quantas serão anuladas? Essa resposta, talvez, fique a cargo do desempenho dos bacharéis examinados por cada seccional. Se for próxima a média de aprovação (30%), será igual a poucas questões anuladas (1 a 2 questões). Se for abaixo ou muito abaixo da média de aprovação (18% a 25%), será igual à possibilidade várias questões anuladas (3 a 6 questões).

Conclusão, minha opinião, para todos aqueles que fizeram 48 e 49 pontos. Devem começar a estudar para 2ª fase, pois, entre a data de divulgação do julgamento dos recursos (17 de junho) e a data para prova da 2ª fase (28 de junho), é de apenas uma semana. E você pode ser pego de surpresa, obtendo êxito.

Segundo ponto.

Para aqueles que obtiveram êxito na 1ª fase, começa a fase da insegurança. Pois bem, acredito ser normal, contudo o que deve ser feito é procurar, caso ache necessário, um bom curso preparatório para 2ª fase. Mas, de sobremaneira relevante, é treinar as peças prováveis para a disciplina escolhida, isso é essencial. Acredito, por experiência própria, que com a resolução de questões, faremos o estudo dirigido, identificando a peça correta, entendendo como são feitas as pegadinhas da cespe, onde estão as respostas nos livros, até mesmo concluir por um livro base. Assim, penso, que deveria o foco ser resolução de questões, até para formatar um padrão único para as diversas peças (estrutura da peça: qualificação, procuração, endereço profissional, fundamentação, o nome da peça, o réu, os fatos (causa de pedir próxima e remota), o direito=fundamentação, os pedidos (pedido imediato e mediato), etc.).

Enfim, estudar dessa forma pode ajudar muito o candidato, que só tem 5 (cinco) horas pra resolver a peça e mais 5 (cinco) questões.

Para estas 5 questões, deve o candidato respondê-las, mesmo que não saiba a(s) resposta(s). Identifique, os princípios constitucionais mais plausíveis ao enunciado das questões, e responda do seu jeito. Tudo, absolutamente tudo conta ponto, e cada décimo é importante para soma final de sua nota.

É importante lembrar, PARA PASSAR, é preciso apenas uma nota 5,50 (que é aproximada para 6,00). Então, se a nota for maior, será advogado do mesmo jeito aquele que obteve 5,50 e uma nota maior.

Para concluir.

Boa sorte a todos. Esse blog foi criado, com a intenção de exatamente contribuir com as minhas humildes opiniões e experiência. Assim, não são opiniões absolutas, “verdade absolutas”, podem ser questionadas ou mesmo diversas de outras opiniões.

Espero ter contribuído!!!

4 comentários:

  1. Olá professor ......e pra quem acertou 47...qual a chance..??
    Quantas questões o Sr. acha que vai ser anulado??

    ResponderExcluir
  2. Professor,
    Acertei 44 questões existe a chance de participar da segunda fase?
    Maura Costa

    ResponderExcluir
  3. Serão de 5 a 10 questões isso tem nexo???

    ResponderExcluir
  4. professor gostaria de saber qual a peça provavel de ser cobrada na 2 fase da oab, visto que o ultimo caiu memoriais

    ResponderExcluir